Estratégia Digital

Estratégia Digital

Estratégia Digital

As pessoas tem entendido cada vez mais a importância de se posicionar na internet. A pandemia acelerou em 10 anos o crescimento das mídias digitais.

Com isso, surgiram os aplicativos cada vez mais simplificados, templates prontos e muitos curiosos que começaram a dizer que eram “especialistas” em mídias digitais. A verdade, é que muitos deles tem apenas um bom papo pra te enrolar…

Você talvez conheça aquele sobrinho da sua amiga que faz 50 posts por R$100,00 ou aquele “pack milagroso” totalmente editável que é a solução definitiva para profissionalizar seu negócio.

A verdade é que tudo isso é mídia social, sim! Pra quem não tem recursos ou falta conhecimento, essas alternativas podem sim ser uma maneira de começar. Grandes confeiteiras também começaram um dia fazendo uma receita de brigadeiro no microondas de casa.

O errado é pensar que SOCIAL MEDIA é só isso e tudo bem parar por aí…

Esse tipo de profissional talvez até deixe seu perfil mais bonito, mais organizado, mas ele não costuma ter um compromisso direto com o resultado, seja em números de seguidores, engajamento ou vendas.

É aí que entra um Estrategista Digital, que trabalha com Estratégia Digital, que é uma pessoas que não se limitou a estudar sobre “perfil bonito”.

Essa pessoa entende de design, conteúdo, métricas, engajamento e realmente traça estratégias para um crescimento adequado daquele cliente, podendo até auxiliar na gestão de tráfego pago.

Algumas das funções de um estrategista de digital são:

  • Definir objetivos e metas
  • Mapear o nicho, público alvo e concorrentes
  • Definir canais de distribuição de conteúdo (em que redes vamos atuar)
  • Criar estratégias de conteúdo (diferentes formatos de posts, linha editorial, identidade visual etc)
  • Coordenar a produção de conteúdo (é possível por exemplo ter um time de social mídias que trabalham sob orientação de um estrategista)
  • Analisar métricas e desenvolver planos de ação
  • Estar intimamente comprometida com o resultado esperado pelo cliente.

Se apresentar como estrategista digital então, é muito mais do que “gourmetizar” a profissão de social mídia, é na verdade assumir o compromisso de resultados do cliente. Você já conhecia essa diferença?